Edital


O QUE É?

O I CONGRESSO AMAZÔNIA DE EMPREENDEDORISMO (CONAPREN) será um evento 100 % online e gratuito que reunirá profissionais de inúmeras áreas do conhecimento com foco no empreendedorismo. Serão 60 palestras online, cursos e apresentação de trabalhos  (banners) gravados e com acesso online.  O evento está sendo organizado pelo Sindicato dos Economistas do Estado do Amazonas (Sindecon-Am) e ocorrerá entre os dias 15 a 30 de abril de 2018.

 

REGRAS PARA A PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

A Comissão Organizadora do I CONGRESSO AMAZÔNIA DE EMPREENDEDORISMO (CONAPREN) torna público este Edital de inscrições de trabalhos acadêmicos a serem apresentados durante o evento online, que ocorrerá no período de 15 a 30 de abril de 2018.

Por meio deste Edital, a Comissão Organizadora do (CONAPREN) objetiva oferecer a oportunidade a graduandos, pós-graduandos e pesquisadores (as) da área de empreendedorismo e afins para apresentar online a gravação da apresentação dos seus trabalhos. Ademais, visa promover entre os participantes uma interação interdisciplinar e discussões atualizadas acerca do empreendedorismo. 

 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1. Somente serão aceitos trabalhos acadêmicos, individuais ou em coautoria.

Art. 2. Cada candidato (a) poderá submeter apenas um trabalho como autor (a) e três como coautor (a).

Art. 3. Serão desclassificados os trabalhos que não seguirem as regras estabelecidas por este Edital, bem como aqueles em que se perceber a ocorrência de plágio.

Art. 4. Após o envio dos artigos ao Comitê de Trabalhos, não serão aceitas modificações por parte de seus autores (as).

Art. 5. O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos (as) autores (as). 

Parágrafo Único. Fica sob a responsabilidade do Comitê de Trabalhos e da Comissão Avaliadora identificar e julgar quaisquer eventuais problemas de cunho científico ou ético que possam vim a ferir os direitos humanos e constitucionais.

Art. 6. Os trabalhos selecionados serão disponibilizados no site durante e após o evento farão parte dos Anais do Evento.

Art. 7. Os trabalhos poderão ser submetidos por professores (as), pesquisadores (as) e estudantes vinculados a cursos de graduação ou de pós-graduação de instituições de ensino superior. 

Art. 8. As atividades de inscrição, seleção e avaliação dos trabalhos a serem apresentados serão coordenadas pelo Comitê de Trabalhos e pela Banca Avaliadora, nos termos deste Edital. 

Art. 9. O Comitê de Trabalhos será formado por renomados profissionais da área, indicados pela Comissão do I CONGRESSO AMAZÔNIA DE EMPRENDEDORISMO (CONAPREN).

2. INSCRIÇÃO 

Art. 10. O período de envio das gravações da apresentação dos banners será entre os dias 28 de fevereiro a 07 de março de 2018.

Parágrafo único. Não serão aceitos envios fora do prazo.

Art. 11. A gravação da apresentação deverá ser enviada para o e-mail: secretaria@conapren.com. Observando as regras dispostas neste edital. 

Art. 12. Em até dois dias após o envio de trabalho, o Comitê de Trabalhos entrará em contato com o(a) candidato(a), por e-mail, para confirmar o recebimento. 

Parágrafo Único. Caso o (a) autor (a) não receba no e-mail determinado a confirmação do Comitê de Trabalhos, deverá entrar em contato pelo e-mail: secretaria@conapren.com, imediatamente, a fim de solucionar o problema. 

Art. 13. Somente serão aceitos os trabalhos que atendam os critérios e padronizações definidas neste Edital. Observando as informações a seguir:

 

APRESENTAÇÃO EM BANNERS, GRAVAÇÃO E ENVIO

Lembrando que os trabalhos a serem apresentados no I CONGRESSO AMAZÔNIA DE EMPREENDEDORISMO (CONAPREN) constarão nos Anais do Congresso

A seguir, apresentam-se as diretrizes de formatação para apresentação dos banners aprovados na forma oral e enviados por vídeo para o congresso.

Detalhes a serem observados no momento da confecção e apresentação do banner;

O banner deverá apresentar, no alto, em destaque, os seguintes itens:

  • Título do trabalho;
  • Nome dos autores e e-mail;
  • Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar sobre o trabalho (ver instruções para a elaboração);
  • Tempo de duração do (vídeo) deverá ser de no mínimo 7 minutos e máximo de 10 minutos.
  • Para a gravação do vídeo observe que o mesmo deve ser gravado na posição horizontal e a uma distância de aproximadamente 2 metro;
  • Fique atento à luz e à qualidade da imagem (vídeos fora do padrão de qualidade serão desclassificados)

 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER (BANNER)

a) Formatação

  • Dimensão: 120 cm de altura por 90 cm de largura, com cordão preso em travessa de madeira ou PVC, para ser pendurado, devendo ser impresso em gráfica. 
  • Fonte: Arial ou Times New Roman em tamanho que permita a leitura a 1 metro de distância (no mínimo 60, caixa alta, negrito, para o título e subtítulos, se houver); 36, normal, para os nomes e dados dos autores; 45, caixa alta, negrito para títulos das seções primárias subtítulos; 40, normal, para o texto. 
  • Margem: Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster (banner), sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação de título e logomarcas institucionais (Universidade/ PARFOR/, Identificação do Evento etc.). Em seguida, deve constar o título e subtítulo (se houver) do artigo/monografia, o(s) nome(s) do(s) autor (es) e orientador, conforme as informações que constam no trabalho. 
  • Tipo de Papel: Os pôsteres (banners) deverão, preferencialmente, ser feitos com papel firme, de boa gramatura, fosco em lona ou similar. 
  • Cor do Papel: A cor do plano de fundo dos pôsteres (banners) será de livre escolha dos autores, mas é recomendável a utilização de cores suaves para o fundo visto que cores intensas tornam a leitura cansativa.

 

b) Conteúdos

O pôster (banner) deverá conter os seguintes conteúdos: a logomarca do evento/programa, o título e subtítulo (se houver) do artigo, o nome dos autores seguidos de identificação e dados da pesquisa (conforme apresentado no artigo cientifico/monografia: introdução, metodologia/material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências).

 

  • Título: O título do pôster (banner) deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do trabalho escrito (artigo cientifico/monografia, no caso de TCC); deve ser centralizado, bem destacado, permitindo que o visitante tenha facilidade em identificar o trabalho (no mínimo, fonte 60, caixa alta, negrito). 
  • Nome(s) do(s) autor (es): Devem ser os mesmos do trabalho escrito (relatório final, no caso de TCC): aluno/autor e orientador, seguido de titulação acadêmica, departamento, centro, instituição de origem, município e endereço eletrônico. 
  • Dados da pesquisa: Conforme apresentado no relatório final do trabalho realizado (intervenção pedagógica; estudo de caso em educação e pesquisa em andamento ou concluída/TCC), deve contemplar Introdução, Objetivos, Metodologia/Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais/Conclusões e Referências.
  • Referências: Na lista de referências somente devem constar as obras citadas no pôster (banner). 

 

c) Recomendações

  • O pôster (banner) é principalmente uma oportunidade para disseminar e debater seu trabalho com os outros participantes presentes.
  • Faça textos curtos e objetivos, organizando as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. 
  • Utilize todos os recursos disponíveis para o pôster (banner) despertar o interesse do público. 
  • Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) ao invés de tabelas, mas não sobrecarregue os gráficos com informações. Também podem ser utilizadas fotografias ou outros tipos de ilustrações. 
  • Organize as ilustrações e textos em seções dispostas verticalmente. Seções dispostas horizontalmente podem confundir o leitor e dificultam a leitura. Numere as seções para melhor orientar a leitura. 
  • Use e abuse de recursos gráficos, como setas ligando partes do pôster (banner), fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si, texto com letras de tamanhos diferentes, indicando a importância de cada parte. 
  • Utilize o modelo de pôster (banner) em anexo (arquivo em Power Point) para inserção das informações do seu trabalho, visto que a estrutura apresentada atende aos requisitos especificados anteriormente.

 

3. TRIAGEM

Art. 14. O Comitê dos Trabalhos é o responsável por realizar a triagem dos trabalhos inscritos, entre os dias 08 a 10 de março de 2018. 

Art. 15. Se houver mais trabalhos por autor(a) ou coautor(a) que os limites permitidos pelo art. 1 deste edital, o Comitê dos Trabalhos desclassificará os trabalhos excedentes por ordem de inscrição, de maneira que sejam mantidos os trabalhos com maior antecedência. 

Art. 16. Na etapa de triagem, a Comissão de Trabalhos desclassificará os trabalhos que não atendam quaisquer exigências deste Edital.

Art. 17. A Comissão de Trabalhos desclassificará trabalhos que contenham quaisquer dos seguintes problemas: 

I. Conteúdo ofensivo, preconceituoso ou discriminatório.  II. Conteúdo que atente contra os direitos humanos ou faça apologia ao crime.  III. Digressões ou textos sem relevância acadêmica. 

Art. 18. A Comissão de Trabalhos notificará os (as) candidatos (as) que tiveram trabalhos desclassificados na fase de triagem e os motivos de desclassificação a partir de 11 de março de 2018. 

Art. 19. Não serão aceitos recursos contra as decisões do Comitê dos Trabalhos referentes à etapa de triagem. 

 

4. SELEÇÃO

Art. 20. A Banca Avaliadora atribuirá nota de Conteúdo Geral a todos os trabalhos aprovados em triagem, de acordo com as disposições dos artigos apresentados anteriores deste edital.

 

Art. 21. O Comitê de Trabalhos divulgará a lista de trabalhos selecionados na página do evento até dia 11/03/2018.

§ 1º. O (A) candidato (a) que tiver trabalhos selecionados também será avisado(a) pelo e-mail disponibilizado na inscrição.

§ 2º Um sistema de referências anônimas será usado, de maneira que cada candidato (a) apenas conheça as referências dos trabalhos por ele (a) submetidos.

Art. 22. Não serão aceitos recursos contra os resultados da etapa de Seleção. 

 

5. CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO 

Art. 23. A avaliação dos trabalhos será dividida em duas partes: (1) Gravação e envio e (2) Conteúdo geral. 

§ 1º. Cada parte terá critérios avaliados, e a cada critério será atribuída uma nota pela Banca Avaliadora. 

§ 2º. As notas dos critérios variarão entre zero e cinco, de acordo com os conceitos a seguir:

I. 5 (cinco), excelente.  II. 4 (quatro), muito bom.  III. 3 (três), bom.  IV. 2 (dois), regular.  V. 1 (um), insuficiente.  VI. 0 (zero), inexistente. 

Art. 24. A parte ‘Conteúdo Geral’ será avaliada durante a fase de Seleção, a partir dos seguintes critérios: 

I. Resumo: resumo adequado ao conteúdo do trabalho.  II. Introdução: a introdução do trabalho apresenta contexto, relevância e foco da pesquisa.  III. Objetivo: os objetivos e as questões da pesquisa são claros e bem definidos.  IV. Fundamentação teórica: o trabalho discute com a teoria relevante na sua agenda de pesquisa e faz as devidas referências bibliográficas.  V. Metodologia: a metodologia é clara e adequada ao objetivo da pesquisa e inclui cuidados com segurança e com questões éticas, se necessário.  VI. Consistência lógica: os resultados, argumentação e conclusões são claros e consistentes. 

Art. 25. A nota de Conteúdo Geral será a média das notas atribuídas aos seis critérios, ponderada pelos seguintes pesos: Resumo (peso 1), Introdução (peso 1), Objetivo (peso 1), Metodologia (peso 2), Fundamentação Teórica (peso 2), Metodologia (peso 2) e Consistência lógica (peso 2). 

Art. 26. A parte ‘Apresentação Oral’ será avaliada durante a exposição oral, tendo como critérios: 

 I. Projeção: estética e organização da apresentação projetada.  II. Comunicação oral: comunicação clara e bem fundamentada.  III. Síntese: a exposição contemplou o objeto, a metodologia, o desenvolvimento e as conclusões da pesquisa.  IV. Arguição: qualidade e desenvoltura. 

Art. 27. A nota de exposição oral será a média das notas atribuídas aos quatro critérios, ponderada pelos seguintes pesos: Projeção (peso 1), Comunicação oral (peso 2), Síntese (peso 2) e Arguição (peso 2). 

Art. 28. A Nota Final será a média das notas de Conteúdo Geral e Apresentação Oral, ponderada pelos seguintes pesos: Conteúdo Geral (peso 3) e Apresentação Oral (peso 2).  

§ 1º. A Classificação Geral dos trabalhos que concluírem a etapa de Avaliação Oral será feita de acordo com a Nota Final, em ordem decrescente. 

§ 2º. Em caso de empate, a nota de Conteúdo Geral será usada como critério de desempate. 

§ 3º. Se persistir o empate, o sorteio será usado como critério de desempate. 

§ 4º. A Classificação do Trabalhos será divulgado no último dia do evento (30 de abril de 2018).

 

6. PREMIAÇÃO 

Art. 29. A comissão organizadora do evento oferecerá Prêmio CO” para os trabalhos que ocuparem as três primeiras posições da Classificação Geral. 

Art. 30. Os valores dos prêmios, por trabalho, serão: 

I. Para o primeiro lugar, R$ 300,00* (Trezentos reais).

II. Para o segundo lugar, R$ 200,00* (Duzentos reais). 

III. Para o terceiro lugar, R$ 100,00* (Cem reais). 

* As premiações poderão ser substituídas por brindes de valores equivalentes aos valores sugeridos acima ou acima, de acordo com a disponibilidade de nossos patrocinadores.

 

7. DAS CERTIFICAÇÕES

Art. 31. Aos candidatos com trabalhos aceitos para o evento receberão certificado de 4 horas.

Parágrafo único. A certificação objeto deste edital é apenas para trabalhos aceitos para o evento.

Art. 32. Aos participantes do evento online com acesso irrestrito às palestras a certificação será de 60 horas

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 33. As disposições desse edital poderão ser retificadas, a qualquer tempo, pela Comissão Organizadora do CONAPREN, mediante comunicação no endereço eletrônico secretaria@conapren.com. 

Art. 34. Orientações e dúvidas sobre esse edital podem ser dirigidas ao e-mail secretaria@conapren.com.

 

Manaus, 28 de fevereiro de 2018.  Comissão Organizadora do I CONGRESSO AMAZÔNIA DE EMPREENDEDORISMO (CONAPREN).

CONAPREN

O Congresso Amazônia de Empreendedorismo é o maior congresso online sobre empreendedorismo da Amazônia, reunindo os melhores profissionais, empreendedores, acadêmicos, decisores políticos e autoridades no segmento de nossa região.


Siga a Conapren nas

Redes Sociais

Conheça a Conapren, click aqui e saiba mais sobre a nossa empresa.



Copyright 2018 Conapren - Todos os direitos reservados